O foguetão foi lançado a partir das estepes do Cazaquistão (Shamil Zhumatov/Reuters)
Três astronautas que seguiram a bordo da nave russa
Um foguetão russo Soiuz, levando a bordo uma norte-americana, um russo e um japonês, descolou domingo de manhã do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional.
“Adeus planeta Terra! Woo hoo!”, escreveu no Twitter a astronauta norte-americana Sunita Williams, poucas horas antes da sua partida a bordo do foguetão TMA-05M, de 305 toneladas em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Além de Williams, o Soiuz TMA-05M – que foi lançado às 2h40 do cosmódromo de Baikonur, na antiga república soviética da Ásia central – leva ainda a bordo o russo Iuri Malentchenko e o japonês Akihiko Hoshide. Estes têm agora pela frente quatro meses de missão na ISS.
Depois de atravessarem uma camada fina de nuvens, os três tripulantes alcançaram a órbita terrestre nove minutos depois da descolagem. A acoplagem à ISS está prevista acontecer nesta terça-feira. Então, vão juntar-se à equipa que já está a bordo da ISS: os russos Guennadi Padalka e Serguei Revine e o astronauta da NASA (agência espacial norte-americana), Joseph Acaba.
Tanto Sunita Williams como Akihiko Hoshide já têm a experiência de uma expedição na ISS mas nunca tinham embarcado num Soiuz.
Actualmente, a Rússia é o único país com capacidade para transportar astronautas para a ISS, desde que no Verão de 2011 a NASA deixou de ter a sua frota espacial a funcionar.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário