sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NASA fala em novas provas da existência de água em Marte


Mineral foi descoberto pelo robô de exploração Opportunity

Mineral descoberto pela NASA pode provar que em tempos houve água em Marte, dando origem a novas especulações sobre a existência de vida no planeta.


A descoberta de possíveis vestígios de gypsum em Marte foi ontem avançada pela NASA e pode representar a prova mais consistente da existência de água líquida no planeta vermelho alguma vez encontrada pelos robôs de exploração.

O mineral foi encontrado pelo robô "Opportunity", utilizado pela NASA para estudar o planeta desde 2004, dando azo a novas especulações sobre a possibilidade da existência de formas de vida em Marte, no passado.

Durante os últimos anos, o "Opportunity" descobriu em Marte vestígios de magnésio, ferro e tipos de sulfato de cálcio que também podem indicar a existência de água no planeta há milhões de anos atrás.

"O gypsum é intrigante porque sugere - embora tal não seja obrigatório - que a água não seria tão ácida como indicavam vestígios anteriormente encontrados", refere Steve Squyres, um dos responsáveis pela investigação.

Segundo o comunicado da NASA, tal pode significar que este mineral se formou em condições mais neutras, que poderiam ser favoráveis à existência de organismos vivos.

Velhos e novos "exploradores"

As descobertas do "Opportunity" tiveram lugar no homestake, nome atribuído ao depósito de cerca de 2 centímetros de largura e 45 centímetros de comprimento onde foi encontrado sulfato de cálcio.

O "Opportunity" chegou ao planeta vermelho em janeiro de 2004 juntamente com o "Spirit", um segundo robô de exploração que terá deixado de comunicar em 2010. A missão inicial tinha a duração de apenas três meses mas os robôs excederam as expectativas e continuaram a explorar o planeta durante os anos seguintes.

No final de novembro, a NASA lançou o "Curiosity", o novo robô de exploração de Marte, do tamanho de um carro, que deve chegar ao planeta em agosto de 2012.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário