segunda-feira, 16 de julho de 2012

Morreram siameses conhecidos como "bebé de duas cabeças"

Morreram siameses conhecidos como "bebé de duas cabeças"

Os gémeos siameses brasileiros unidos pelo mesmo corpo, Jesus e Emanoel

Os gémeos siameses brasileiros, Jesus e Emanoel, que se encontravam unidos pelo mesmo corpo, tendo ficado conhecidos como "bebé de duas cabeças" morreram com uma paragem cardio-respiratória antes de completarem sete meses. A separação dos bebés era impossível. 

Os gémeos siameses, Jesus e Emanoel, estavam unidos pelo mesmo corpo mas não resistiram aos vários problemas de saúde e acabaram por falecer, no início do mês de julho, com uma paragem cardio-respiratória.

O caso dos gémeos siameses não é inédito mas é muito raro. As crianças nasceram no final de 2011 na Ilha de Marajó, estado brasileiro do Pará, e partilhavam o mesmo corpo e a maioria dos orgãos.

Os siameses eram duas crianças distintas e cada uma tinha uma coluna mas só um coração. O caso ficou conhecido mundialmente quando um jornal britânico o noticiou como o nascimento de "um bebé de duas cabeças".

Assim, o caso não tinha solução e as crianças teriam de viver toda a vida unidas, conforme noticiou o JN na ocasião. O médico pediátrico Gentil Martins afirmou que o caso era "irresolúvel" e que não seria possível para a Medicina "matar a cabeça do lado direito ou matar a cabeça do lado esquerdo" porque isso seria como matar uma pessoa.

No entanto, o Gentil Martins acreditava que as crianças pudessem viver uma vida longa "desde que não haja nenhuma outra malformação e desde que tenham as condições normais para crescer". Agora, pouco antes de completarem sete meses, Jesus e Emanoel faleceram na cidade de Belém.

Um dos gémeos tinha problemas respiratórios mas, no fim, o quadro clínico evoluiu para uma infeção generalizada seguido de um choque séptico e paragem cardio-respiratória. Os siameses tinham sido submetidos, em abril, a uma operação rara em que os médicos lhes desobstruiram uma artéria do coração com sucesso.

A mãe das crianças, Maria de Nazaré, 23 anos, tinha mais dois filhos e confessou ter feito um acompanhamento pré-natal. Ainda assim, não tinha feito nenhuma ecografia durante o período de gestação e só quando chegou ao hospital percebeu que iria ter dois gémeos siameses.

Estea casos são raros mas nos EUA existem duas gémeas siamesas, Abigail Loraine Hensel e Brittany Lee Hensel, 22 anos, que também partilham o mesmo corpo e alguns órgãos.


Sem comentários:

Enviar um comentário