sexta-feira, 11 de maio de 2012

A melhor e maior imagem do planeta Terra


Fotografia tirada a 36 mil quilómetros de altitude é a mais clara e mais nítida alguma vez realizada numa única fotografia.

A imagem da agência espacial federal russa que pode ser vista AQUI foi obtida pelo mais recente satélite meteorológico russo, Electro-L, numa fotografia única com uma resolução de 121 megapixéis.

A maioria das imagens da Terra são obtidas pela sobreposição de várias fotografias, processo empregue pela NASA e outras agências espaciais.

Os continentes e os mares revestem-se nesta imagem de contornos de grande nitidez assim como a superfície. Lançado em janeiro de 2011, o Electro-L tira imagens com este nível de resolução a cada meia-hora, mas se forem notados fenómenos anormais em termos climatéricos, as fotografias podem ser realizadas com um intervalo de dez minutos.

Uma animação compreendendo várias horas no planeta pode ser vista no site da agência espacial russa, AQUI.

A imagem, em que cada pixel equivale a um quilómetro, recorre a uma combinação de ondas de luz visíveis e infravermelhas. Por isso, as zonas de vegetação surgem a vermelho e não a verde, como seria normal.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário