quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fósseis de dinossauros carnívoros encontrados na Austrália


Existem evidências que houve uma grande diversidade de pequenos velociraptores

Pelo menos sete tipos de dinossauros assassinos viveram no que é agora o Sudeste da Austrália, segundo avançou um novo estudo. A investigação publicada na PLoS ONE descreve a descoberta de cientistas da Universidade de Monash e do Museu Victoria que revela uma maior biodiversidade do que se esperava sobre estes carnívoros, com fósseis de terópodes de há 105 e 120 milhões de anos.

O investigador Tom Rich liderou a equipa que reuniu os fósseis encontrados em Stzelecki e Otway Ranges, no Sul de Victoria, durante 30 anos, com colegas Lesley Kool, Dave Pickering e Pat Vickers-Rich.

“Não esperávamos encontrar fósseis de uma tão grande variedade de espécies de dinossauro nesta área. Os fósseis reunidos vão desde pequenos carnívoros, do tamanho de gatos, à versão australiana do T. Rei, um predador de nove metros de comprimento e com garras afiadas”, sustentou Tom Rich.

Por enquanto, no total foram encontrados 1500 ossos isolados e dentes de várias espécies de dinossauros, em Victoria, Austrália. O significado desta descoberta, só está agora a ser desemaranhado através de “um estudo detalhado e comparações com outros fósseis do mundo inteiro”, continuou o investigador principal.

Naquela época, estes animais dominavam o Sudeste australiano, que era parte do Círculo Antárctico. Apesar do frio, houve uma alta diversidade de pequenos predadores, semelhantes ao Velociraptor, apresentado no ‘Parque Jurássico’.

Rich explicou ainda que “a predominância dos pequenos terópodes poderá dever-se ao seu sangue quente. Tal como algumas aves, parentes destes, tiveram o isolamento emplumado que ajudou a manter altas temperaturas no corpo”. Este estudo vem fazer repensar anteriores investigações.


Sem comentários:

Enviar um comentário