sábado, 19 de maio de 2012

Cientistas geram electricidade a partir de vírus


A electricidade foi gerada por meio de uma característica dos vírus chamada efeito piezoeléctrico. Eles acumulam energia eléctrica a partir de um estímulo mecânico(iStockphoto/Thinkstock)

Descoberta pode levar à construção de dispositivos que geram energia a partir de tarefas comuns, como abrir a porta ou subir uma escada.

Cientistas descobriram um jeito de gerar força usando vírus geneticamente modificados que convertem energia mecânica em electricidade. O estudo foi publicado no periódico Nature Nanotechnology.

Os investigadores usaram um vírus chamado M13 — que só ataca bactérias — para construir um gerador de electricidade.


É o primeiro dispositivo do tipo a produzir electricidade a partir das propriedades piezoeléctricas de um organismo biológico, nesse caso o vírus M13. A piezoelectricidade é o acúmulo de carga eléctrica num sólido em resposta a um estímulo mecânico.

Ao bater os dedos em cima de uma superfície coberta com vírus geneticamente modificados, o dispositivo gera força suficiente para operar uma tela de cristal líquido.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de dispositivos que geram energia a partir de movimentos prosaicos, como fechar uma porta ou subir escadas. O gerador poderia estar embutido na sola do sapato ou na dobradiça da porta.

Primeiro passo - Os M13 se organizam espontaneamente na forma de um plano quando colocados em conjunto.

Os investigadores descobriram que 20 camadas é o ideal para gerar o efeito mais forte. Quando se aplica pressão no gerador, ele produz 400 milivolts de tensão, pouco menos do que um quarto da tensão de uma pilha comum.

Agora, os cientistas trabalham para melhorar o rendimento do gerador. "Nosso trabalho é um primeiro passo para o desenvolvimento de geradores de electricidade portáteis e outros dispositivos baseados em bioelectrónica", disse o bioengenheiro Seung-Wuk Lee, um dos autores do estudo.

SAIBA MAIS
PIEZOELETRICIDADE

O efeito piezoeléctrico foi descoberto em 1880 pelos físicos franceses Jacques e Pierre Curie. Desde então é observado em cristais, cerâmica, ossos, proteínas e ADN.

É o acumular de carga eléctrica em resposta a um estímulo mecânico. A palavra "piezoelectricidade" significa electricidade resultante da pressão. O exemplo mais comum é o acendedor manual de fogão. Ao ser pressionado ele gera uma faísca.

fonte: Veja

Sem comentários:

Enviar um comentário