sábado, 25 de fevereiro de 2017

Túmulo de grande guerreiro viking é encontrado na Escócia











Uma espada, um grande machado e um escudo estão entre os achados.

Como de fato viviam os vikings? Uma nova descoberta realizada por pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, pode ajudar a entender: o grupo encontrou uma espada, um machado de lâmina larga, pontas de lança e um escudo em um túmulo de um cemitério viking na Escócia.

Em estudo publicado no periódico Antiquity, os pesquisadores explicam que esses elementos indicam que o túmulo pertenceu a um guerreiro de alto status social. A partir de análises de isótopos presentes nos dentes do cadáver, foi possível descobrir que o homem ali enterrado nasceu na Escandinávia.

A região do cemitério viking foi descoberta em 2011, na península de Ardnamurchan, mas só agora os arqueólogos chegaram aos artefatos. Alguns deles também vieram da Escandinávia, enquanto outros tiveram origem na Irlanda ou na própria Escócia. Os pesquisadores acreditam que essa descoberta de diferentes origens pode mostrar melhor as possíveis relações existentes entre esses três países.

Além das armas, foram encontrados os rebites do barco usado como túmulo, e utensílios da vida comum. No cemitério também estão restos de madeira e tecido mineralizados.

"O túmulo de Ardnamurchan representa a primeira escavação intacta de um sepultamento viking em barco feito por arqueólogos na Inglaterra e oferece uma adesão significativa aos nossos conhecimentos de práticas funerárias desse período" a firma Oliver Harris, da Escola de Arqueologia e História Antiga.

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário