sábado, 19 de dezembro de 2015

No meio da lama no rio Doce, investigaores descobrem espécie de peixe


O peixe seria de uma nova espécie do género Brycon, parecida com a pirabanha (Brycon opalinus, também chamada popularmente de piabanha ou pirapitinga do sul)

No meio do caos ambiental da onda de lama no rio Doce, investigadores podem ter descoberto uma boa notícia: uma nova espécie de peixe. A descoberta foi feita no último lote de peixes resgatados do rio antes da chegada da lama em Linhares (ES), na sexta-feira (20).

Segundo o investigador Marcelo Polese, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), seria uma nova espécie do género Brycon, parecida com a piabanha (Brycon opalinus), espécie rara do rio Doce.

Polese e outros investigaores que participaram do esforço de resgate de peixes nativos do rio notaram que o formato do corpo do animal era um pouco diferente e que ele não tinha uma pinta preta característica na cauda. 

Resolveram olhar mais de perto e concluíram se tratar de uma nova espécie - hipótese que ainda precisará ser confirmada. Os investigadores estão ainda a recolher peixes mortos após a chegada da lama para ter uma ideia de como os sedimentos estão afetando os peixes.

fonte: UOL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...