terça-feira, 5 de novembro de 2013

Google recorda indiana conhecida como "computador humano"


Shakuntala Devi

No dia em que faria 84 anos, o maior motor de busca mundial evoca com um 'doodle' Shakuntala Devi, um prodígio em cálculos matemáticos.

Shakuntala Devi, a indiana que o Google recorda hoje, dedicando-lhe um doodle, é considerada um caso em 58 milhões tal a capacidade do seu dom para fazer cálculos matemáticos.

Um prodígio desde criança, a sua rapidez a fazer cálculos complicados ultrapassava calculadoras e computadores. Se fosse viva, a indiana completaria hoje 84 anos.

Graças ao seu dom, correu mundo, escreveu livros e conquistou recordes. Nascida em Bangalore, sem que nos primeiros anos de vida tenha tido, sequer, acesso, a uma escolaridade normal ou às melhores condições de vida, Shakuntala descobriu muito cedo as suas capacidades para a matemática.

Tinha apenas três anos quando se apercebeu disso, através de um truque de cartas feito pelo pai. Aos cinco já resolvia problemas complexos, habilidade que a levou, ainda criança, a várias faculdades em todo o mundo, demonstrando o que parecia impossível: fazer contas mais depressa do que os computadores mais avançados à época.

E em 1982 inscreveu o seu nome no 'Guinness', depois de acertar em 28 segundos no resultado de uma multiplicação de dois números com 13 dígitos cada, escolhidos ao acaso.

Shakuntala Devi, cuja vida focará para sempre associada aos números, morreu em abril deste ano, devido a complicações respiratórias.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário