quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estação Espacial Internacional cumpre 15 anos e está pronta para continuar

Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional, a plataforma para a colonização humana de outros planetas, cumpre 15 anos em perfeito estado e com planos de prolongar a sua existência pelo menos por mais uma década.

"Os planos iniciais eram que a estação funcionaria entre 10 a 15 anos, mas agora temos a certeza que poderemos prolongar a sua vida, pelo menos, durante outra década", assegurou à agência espanhola Efe Serguéi Gorbunov, porta-voz da agência espacial russa, Roscosmos.

Roscomos, a NASA, a Agência Espacial Europeia, que também estão a sofrer os impactos da crise económica global, e os restantes países envolvidos no projeto acordaram que a EEI funcione até 2020.

A construção da plataforma arrancou a 20 de novembro de 1998, 25 anos após do acordo alcançado por Moscovo e Washington, com o lançamento do módulo russo "Zaryá" (Aurora), a que se seguiu o norte-americano "Unity".

Os seus primeiros inquilinos foram os russos Yuri Gidzenko y Serguéi Krikaliov e o norte-americano William Shepherd, a primeira das 39 tripulações que ocuparam a estação nestes 13 anos.

Desde então, as condições de vida têm melhorado e atualmente os astronautas contam com todo o tipo de comodidades, desde ginásio a biblioteca.

O engenho espacial, que é integrado por onze módulos, além de placas solares e outros equipamentos robóticos, acolhe uma tripulação de seis pessoas de forma permanente desde 2009.

"A estação encontra-se em perfeito estado e, além disso, com as novas tecnologias, está em contínuo aperfeiçoamento, mas chegará a um momento em que se terminará com a sua construção", assegurou Gorbunov.


Sem comentários:

Enviar um comentário