terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Monte Branco minguou 42 centímetros desde 2011


O culminante do Monte Branco varia com a precipitação e os ventos MARIO COLONEL

O ponto mais alto dos Alpes tem sido medido de dois em dois anos, desde 2001.

A altura do Monte Branco, o mais alto da Europa ocidental, está agora calculada em 4810,02 metros – o que é menos 42 centímetros do que em 2011, anunciou o Instituto Nacional de Informação Geográfica e Florestal (IGF) francês.

A nova altura foi determinada numa expedição para medir o ponto mais alto dos Alpes, que a Ordem dos Geómetras francesa faz de dois em dois anos ao Monte Branco. “Ao calcular a altura do Monte Branco em 4810,02 metros, o IGF confirma uma amplitude de variação de 40 centímetros em dois anos”, refere um comunicado do IGF.

Esta medição foi obtida por um cálculo relativo baseado numa dezena de estações GPS pertencentes ao IGF, situadas a menos de 200 quilómetros do Monte Branco, que fazem registos 24 horas por dia. “A altitude exacta do ponto culminante da cadeia dos Alpes foi obtida graças a um programa desenvolvido no IGF a partir de um software da Universidade de Berna (Suíça), um dos raros softwares científicos que permitem obter uma precisão centimétrica em todas as circunstâncias”, acrescenta o comunicado.

Situado entre França e Itália, o Monte Branco é medido a cada dois anos desde 2001, por geómetras da Alta Sabóia, onde se encontra a parte francesa do monte. Em 2011, ano da última campanha de medições, os resultados indicavam que o cume ficava a 4810,44 metros.

A altitude dos Alpes varia devido ao vento e à precipitação. Se neva mais e se os ventos são fracos, acumula-se mais neve em altitude, que cobre o pico rochoso (que culmina a 4792 metros).

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário