domingo, 17 de novembro de 2013

Vikings chegaram à Madeira e aos Açores antes dos portugueses


Cientistas compararam os genes do ratinho caseiro das ilhas com os do norte da Europa e concluíram que os vikings passaram pela Madeira e Açores 500 anos antes dos portugueses.

Uma equipa de cientistas liderada por portugueses, ao comparar os genes do ratinho caseiro da Madeira e Açores com os do norte da Europa, descobriu que os vikings estiveram nas ilhas por volta do ano 1000, quase cinco séculos antes da chegada oficial dos portugueses (1418 na Madeira e 1427 nos Açores).

A investigação envolveu a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, as universidades de York (Reino Unido) e de Cornell (EUA), tendo já resultado na publicação de vários artigos em revistas científicas de referência mundial.

A tese de doutoramento de Sofia Gabriel, uma das co-autoras desses artigos, levou a bióloga a estudar as sequências de ADN de 380 roedores da Madeira, Açores e Continente, que foram comparadas com mais de 1000 sequências de animais de toda a Europa Ocidental.

Os cientistas descobriram então que não havia nenhuma identidade entre a Madeira e o Continente, mas há sequências obtidas naquele arquipélago 100% idênticas a sequências encontradas na Alemanha, Dinamarca, Suécia e Finlândia. E em três ilhas dos Açores há semelhanças com a Noruega, Islândia, Escócia e Irlanda. 

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário