Crateras em tempos cheias de água e sedimentos ainda contém vestígios de lamas. A que se vê no canto superior esquerdo da imagem tem 34 quilómetros de diâmetro
Sinal inequívoco de que esta cratera já esteve cheia de água são meandros de rios hoje secos, observados pelos cientistas
Nesta imagem está bem visível um longo meandro que desagua na cratera central
Nesta cratera os cientistas observaram grandes deslizamentos de terras. A prová-lo as marcas deixadas pela deslocação de grandes rochas
Onde hoje se vê um deserto, já houve água e muita. Fotos captadas pela sonda "Mars Express", da Agência Espacial Europeia, revelam novos detalhes da superfície de Marte.
A Agência Espacial Europeia divulgou imagens da superfície de Marte que, segundo os cientistas, revelam novas evidências da existência de água na superfície do planeta vermelho.
Estas imagens, captadas em janeiro último pela sonda "Mars Express", lançada em junho de 2003, mostram uma região montanhosa de Marte, a sul do equador deste planeta.
É possível ver uma cratera com 34 quilómetros de diâmetro, com diversos blocos rochosos no seu interior, os quais, segundo a ESA, formaram-se através da sedimentação de minerais transportados pela água.
Os cientistas encontraram mais evidências da presença de água na existência de pequenos rios muito sinuosos, atualmente secos, bem como nos deslizamentos de terra no interior de outra cratera.
fonte: Expresso
Ótimo artigo!
ResponderEliminarMarte tem água. Acessem: http://www.voce-deve-saber.blogspot.com.br/2013/04/agua-em-marte.html