sábado, 3 de agosto de 2013

Exploração a Marte contada em 548 imagens



A agência espacial NASA divulgou, esta quinta-feira, imagens em "time-lapse" que mostram o primeiro ano de trabalhos do robô "Curiosity" em Marte.

Lançado em novembro de 2011, o "Mars Curiosity Rover" comemora o primeiro aniversário de trabalho em Marte. O vídeo partilhado pela NASA resulta de uma série de 548 imagens captadas por uma câmara fotográfica colocada na dianteira do robô, que completou há algumas semanas atrás o seu primeiro quilómetro.

No segundo dia após o lançamento, o vídeo conta já com cerca de 150 mil visualizações. Nas imagens a preto-e-branco é possível ver o solo do planeta, assim como as atividades da exploração e perfuração do solo.

No início de julho, o "Curiosity" começou a deslocação da cratera Gale - onde esteve investigar, desde agosto de 2012 - para o monte Sharp. Com o objetivo inicial de explorar a geologia e o clima do planeta, o robô recolheu amostras que indiciam a existência de condições para a existência vida em Marte. Entre as provas, encontra-se o facto de terem sido encontradas rochas de hidrogénio, carbono e oxigénio.

O "Curiosity" foi o quarto robô emissário da NASA a aterrar no planeta vermelho, juntando-se ao "Opportunity" e ao "Spirit" - ambos lançados em 2004 - e ao "Sojourner", enviado em 1997 e que operou durante 83 dias marcianos (cerca de 24 horas e 29 minutos).


Sem comentários:

Enviar um comentário