quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Revelado desenho de transporte terrestre quase supersónico


O empresário Elon Musk, presidente executivo da empresa SpaceX, revelou na segunda-feira o desenho do Hyperloop, um meio de transporte terrestre capaz de circular a uma velocidade próxima à do som e que é alimentado por energia solar.

Este veículo revolucionário, semelhante a um comboio, mas que é ainda um modelo teórico, pode circular a 1.220 quilómetros por hora, enquanto a barreira do som está nos 1.234 quilómetros por hora.

Musk deu a conhecer a sua proposta através do blogue da Tesla Motors, fabricante de carros elétricos de que é fundador.

O empresário estima que a construção de dois Hyperloop - um de ida e outro de regresso - para a rota entre Los Angeles e São Francisco custaria 6.000 milhões de dólares (4.500 milhões de euros) e que os 550 quilómetros desse trajeto demorariam apenas 30 minutos a percorrer em tubos pressurizados com cápsulas.

Cada uma das 40 cápsulas que circularia dentro do tubo tem capacidade prevista para 28 passageiros.

O custo do Hyperloop constrasta com os 70 mil milhões de dólares (52.600 milhões de euros) estimados para uma linha de comboio de alta velocidade entre as principais cidades da Califórnia, um projeto cuja construção deverá iniciar-se este ano para estar operacional em 2029.

Segundo Elon Musk, uma viagem no Hyperloop custaria apenas 20 dólares (15 euros), um preço muito inferior ao de qualquer serviço de transporte público de longa distância nos Estados Unidos.

"O Hyperloop é a solução para o caso específico de duas cidades entre as quais há muito trânsito e que distam menos de 1.500 quilómetros", explicou o empresário, que considera que, para distâncias maiores, a viagem supersónica em avião seria "mais rápida e barata".

Os tubos do Hyperloop circulam num sistema elevado sobre pilares como se fosse uma montanha russa e o seu interior tem uma pressão muito baixa para permitir que as cápsulas ou vagões se movam suspensos no ar.

"A viagem seria muito suave", disse Musk, salientando que a energia que alimentaria este sistema seria proveniente de painéis solares instalados ao longo do percurso.

Elon Musk considera que o Hyperloop é um projeto viável com a tecnologia existente, apesar de não estar nos seus planos fabricar um protótipo a curto prazo dado o seu compromisso atual com a Tesla Motors e com a SpaceX.

O Hyperloop foi apresentado como um "conceito de transporte de código aberto" que está à disposição de quem quiser trabalhar o seu desenvolvimento.

Elon Musk, de 42 anos, nasceu em África do Sul, é cidadão norte-americano e fez os seus primeiros milhões ao vender o Zip2 à fabricante de computadores Compaq, em 1999.

O empresário fundou também a empresa PayPal e preside à SolarCity, que faz painéis solares para residências e empresas.


Sem comentários:

Enviar um comentário