sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Análises de ADN para confirmar identidade da Mona Lisa


O momento de abertura do túmulo da família de Francesco del Giocondo


Placa no interior da cripta indicando tratar-se do túmulo da família Giocondo


Cientistas iluminam algumas ossadas

Cientistas deram hoje um importante passo para identificar a mulher que terá servido de modelo a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Vão realizar testes de ADN para verificar a identidade de Lisa Gherardini, a mulher que terá dado origem ao quadro mais famoso do mundo.

Foi esta tarde aberto, na Basílica da Anunciação, em Florença, o jazigo onde estão os restos mortais de Francesco del Giocondo, marido de Gherardini, e os dois filhos do casal. Os cientistas esperam encontrar nestas ossadas material genético suficiente para análise.

"Tivemos muita sorte, não só porque há uma boa quantidade de ossadas mas porque [os corpos] estão, também, dispostos em ordem. Na parte inferior da cripta há uma placa indicando que pertencem à família Giocondo," disse o geólogo da Universidade de L"Aquila, Antonio Moretti, citado pela EuroNews.

O ADN dos filhos do casal será agora comparado com o material genético retirado das ossadas encontradas há dois anos no convento de Santa Úrsula, também em Florença, que se crê serem os restos mortais de Lisa Gherardini. Acredita-se que foi para este convento que a mulher se mudou após a morte do marido, vindo a morrer a 15 de julho de 1542.


Sem comentários:

Enviar um comentário