Dois vermes das espécies Lumbrineris lusitânica (à esquerda) e Lumbrineris pinaster (à direita) Universidade de Aveiro
Dois vermes das espécies Lumbrineris luciliae (à esquerda) e Gallardoneris iberica (à direita) Universidade de Aveiro
Uma equipa de cientistas da Universidade de Aveiro descobriu quatro espécies de invertebrados marinhos na plataforma continental portuguesa, durante campanhas recentes na costa.
Os vermes, da família dos lumbrinerídeos, têm um corpo feito de segmentos como as minhocas e são difíceis de se distinguir. “Os vermes marinhos têm maxilas bastante variáveis e é sobretudo através delas que se identificam as espécies. É preciso portanto paciência e muita dedicação”, diz Ana Rodrigues, coordenadora da investigação, da Universidade de Aveiro.
Uma das espécies chama-se Lumbrineris lusitânica e tem uma distribuição por toda a costa portuguesa. As espécies Lumbrineris pinaster e Lumbrineris luciliae estão concentradas a Sul.
A quarta espécie, Gallardoneris iberica, pertence a outro género que só se conhecia no oceano Pacífico. Existe também na região Sul.
Os indivíduos foram depositados em colecções no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, bem como no Museu de História Natural de Lisboa e de Paris.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário