terça-feira, 9 de abril de 2013

Imagens surpreendentes mostram morte de estrela


Supernova 1987A

A explosão da supernova 1987A ocorreu há cerca de 25 anos. Uma equipa de cientistas revela agora imagens detalhadas do acontecimento.

Uma equipa de astrónomos da Austrália e de Hong Kong, liderada pelo Centro Internacional de Rádio Astronomia, conseguiu capturar imagens surpreendentes da morte de uma estrela gigante, a Supernova 1987A.

O estudo, publicado no Astrophysical Journal -http://iopscience.iop.org/0004-637X/767/2/98-, mostra imagens mais detalhadas, com maior resolução, dos restos da supernova, cujo desaparecimento ocorreu há cerca de 25 anos. 

“Não só fomos capazes de analisar a morfologia da Supernova 1987A, através da nossa imagem em alta resolução, como pudemos também compará-la a imagens de raios-X e dados ópticos para revelar a sua história”, disse Bryan Gaensler, da Universidade de Sydney.

Um rádio telescópio consegue operar durante o dia e pode observar através de gás e poeira cósmicos, permitindo aos astrónomos captar imagens de diferentes corpos no Espaço, como os restos de supernovas, galáxias e buracos negros.

Recorde-se que, em 1987, enquanto observavam a Grande Nuvem de Magalhães – uma galáxia anã –, os astrónomos detetaram o que parecia ser uma nova estrela. Na realidade, estavam a assistir à morte de uma supernova.

Desde então, o principal foco dos cientistas de todo o mundo tem sido esta estrela supernova (1987A), o que tem proporcionado recolher uma vasta gama de informações sobre um dos acontecimentos mais complexos do Universo.
fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário