domingo, 22 de julho de 2012

Mais ossos são descobertos ao retirar esqueleto de escola em Araraquara


Escola António Joaquim de Carvalho, em Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)

Durante escavação de recolhimento mais cinco ossadas foram vistas. Primeiro esqueleto foi encontrado em 2011 durante obras de reforma.

Ao menos mais cinco ossadas humanas foram encontradas durante a retirada do primeiro esqueleto de uma reforma de escola, em Araraquara (SP). A escavação começou em maio, um ano após a descoberta dos primeiros fragmentos.




Segundo o arqueólogo Robson Rodrigues, durante a intervenção o material arqueológico foi identificado no local e tanto a Secretaria de Estado da Educação quanto o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quando avisados imediatamente sobre a necessidade de monitoramento das obras na escola, mas até agora nenhuma resposta foi obtida pelo município. “Estamos aguardando e tentando preservar o local até que algo possa ser feito.”

Ainda de acordo com Rodrigues, é essencial que algo seja feito. “Antes de encontrar as ossadas poderia ser alegado desconhecimento, mas agora não mais. Deve ser tomada uma medida de preservação ou de escavação o mais rápido possível”, explicou o arqueólogo.

A Escola Estadual António Joaquim de Carvalho, conhecida como Anjoca, passa por restauração desde 2010. Fundado em 1914, o prédio ocupa o local que antes abrigava o primeiro cemitério de Araraquara, que funcionou durante a segunda metade do século XIX.

O primeiro esqueleto já foi removido e levado para o Museu Voluntários da Pátria, também em Araraquara, onde passa por análise.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário