sexta-feira, 6 de julho de 2012

Exposição revela mistérios da percepção visual dos animais


Uma exposição montada na Royal Society, em Londres, explica como diferentes animais se veem ou veem o mundo a seu redor. Baseada em pesquisas de cientistas da Lincoln University, a série imagens mostra que alguns animais conseguem ver cores e luzes que o homem não vê, mas outros têm uma visão mais limitada. Acima, uma imagem contrasta o modo como o olho humano vê uma pena de pavão e o modo como o pavão a vê. Foto Tom Pike.


É assim como a fêmea do pavão vê o macho da mesma espécie quando este faz a corte, exibindo suas penas coloridas. O olho do pássaro pode captar luzes ultravioleta invisíveis para os seres humanos. Foto Tom PIke. 


O escaravelho-joia emite uma luz que é imperceptível para o olho humano, mas não para outros da mesma espécie. Os cientistas não sabem exatamente para que serve essa luz, mas acreditam que ela ajude os animais a se comunicarem. Foto Tom Pike.


É assim como o olho humano vê uma pessoa caminhando na relva. Os seres humanos conseguem captar um espectro razoável de cores, se comparados com outros mamíferos. Foto Tom Pike. 


Por outro lado, assim é como o cão vê seu dono caminhando num relvado. Os cães veem um espectro limitado de cores porque têm apenas dois tipos de fotoreceptores nos olhos, contra três dos seres humanos. Eles vêem o mundo praticamente em preto e branco. Foto Tom Pike.


É dessa forma, em tons azulados, que a água-viva vê outras da mesma espécie. Foto Charles Deeming. 

Os círculos nas asas da borboleta parecem dois olhos bem abertos. Seu objetivo é evitar predadores, dando a eles a impressão de que ali há um animal alerta. No entanto, o modo como a borboleta vê outras da mesma espécie é bem diferente. Foto Tom Pike. 


O esquilo vermelho recebeu esse nome por causa da cor de seu pelo e em muitas regiões da Grã-Bretanha está ameaçado pela disseminação de outra espécie - a dos esquilos cinza. Assim é como o olho humano vê o roedor. Foto Charles Deeming.



Na visão do próprio esquilo vermelho, porém, não há muita diferença entre a cor de seu pelo e o da espécie concorrente, o esquilo cinza. Como alguns mamíferos, os esquilos vêem o mundo praticamente em preto e branco. Foto Charles Deeming e Tom Pike. 




A codorna japonesa (Coturnix japonica), como a maior parte dos pássaros, vê um espectro de cores muito maior do que o olho humano. Isso ocorre porque os pássaros têm quatro tipos de fotoreceptores nos olhos e os seres humanos, apenas três. Foto Jan Stipala. 

Uma exibição da Universidade de Lincoln, na Grã-Bretanha, explica a evolução e a diversidade da coloração animal - inclusive colorações invisíveis aos olhos do ser humano que podem ser vistas apenas pelos animais e servem como forma de comunicação.

"Nós confiamos demais na nossa visão quotidiana sobre as cores e tendemos a acreditar que elas representam o limite do mundo visual. Mas a capacidade de visão dos animais e a percepção de mundo que ela possibilita difere completamente da nossa", afirmou o investigador Tom Pike, da Universidade de Lincoln.

Porém, alguns animais vêem mais cores que outros. As aves, por exemplo, possuem quatro tipos de fotoreceptores e conseguem ver até luz ultravioleta. Os cães têm apenas dois tipos e vêem praticamente em preto e branco. As imagens produzidas pelos investigadores ilustram as diferenças entre esses tipos de visão.


fonte: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário