domingo, 15 de julho de 2012

Disco rígido que dura 1 milhão de anos


A fiabilidade dos discos rígidos pode ser um problema, mas não para este modelo criado por um grupo de cientistas para durar.

De acordo com a Science, Patrick Charton, da agência Francesa responsável por gerir os desperdícios nucleares (ANDRA) apresentou uma solução para o problema de armazenar informação a muito longo prazo: um disco de safira, no qual a informação é gravada recorrendo a platina.

O protótipo custa 25 mil euros para fazer, mas Charton diz que é capaz de sobreviver um milhão de anos. O objetivo é fornecer informação aos futuros arqueólogos. Todavia, diz: “Não faço qualquer ideia sobre em que linguagem escrever”.

Segundo a Science, a maioria dos países com centrais de energia nuclear concorda que a solução para lidar com o lixo nuclear que tem de ser enterrado é encontrar uma solução para a questão da informação. É necessário criar uma forma de fazer a informação sobreviver durante longos períodos de tempo.

A ANDRA iniciou um projeto em 2010 para resolver estes problemas. Para tal, reuniu especialistas de vários campos de especialidades, incluindo cientistas de materiais, arquivistas, arqueólogos, antropologistas, linguistas e até artistas.

O disco de safira é um dos produtos que resulta deste esforço. É feito de dois discos finos de safira industrial, com 20 centímetros de diâmetro. Num dos lados, gravam-se imagens com platina (até 40 mil imagens em miniatura), e depois fundem-se os dois discos.


Sem comentários:

Enviar um comentário