sábado, 14 de julho de 2012

Cientistas obtêm primeira foto da sombra de um átomo


A humanidade está diante de uma nova imagem, com certeza a última novidade na corrida ao microscópio: hoje podemos ver a primeira foto da sombra de um átomo, sendo que antes não conseguíamos ver nada menor do que o próprio átomo, usando luz visível. 

Os responsáveis por esta façanha, após cinco anos de trabalho intenso, foram os cientistas da Universidade de Griffith, em Brisbane, na Austrália. 

Para conseguir tal feito eles precisaram, obviamente, de um microscópio de altíssima resolução, que lhes permitiu ver que não seriam necessários dois átomos para produzir sombra visível, mas apenas um bastava.

Da mesma forma com que actualmente alguns telescópios extremamente potentes são utilizados para descobrir os mistérios do espaço exterior, a distâncias incríveis, não há nada como este microscópio para penetrar nos segredos do universo invisível ao olho humano. Sua capacidade óptica é única no mundo até o momento.

Segundo os investigadores, autores do artigo publicado pela revista Nature Communications, esta conquista pode ser de grande importância para as futuras pesquisas em computação quântica, genética e física de partículas, entre outras funções possíveis na área da microscopia.


Sem comentários:

Enviar um comentário