segunda-feira, 2 de julho de 2012

Astrónomos descobrem o pulsar mais rápido do Universo


Uma equipa de astrónomos descobriu o pulsar mais rápido já visto no Universo, o IGR J11014. Para isso, foram usados três telescópios diferentes.

Segundo conceitos de astronomia, um pulsar é uma estrela de neutrões, um objeto pequeno e denso. Ele se forma durante a supernova, a explosão de uma estrela. 

Então, esse objeto celeste é expulso pela explosão e gira muito rapidamente, como uma espécie de farol espacial, mas que emite ondas de rádio.

O IGR J11014 está a cerca de 30 mil anos-luz da Terra. Ele atinge uma velocidade estimada entre 8,7 milhões e 10,5 milhões de quilómetros por hora. 

Essa estrela de neutrões tem o tamanho de uma pequena cidade do interior, mas pesa o equivalente a 2,04 vezes a massa do Sol.

A única estrela de neutrões associada a um remanescente de supernova que pode rivalizar com essa velocidade do IGR J11014 é o pulsar G350.1-0.3. A velocidade dele varia entre 3 e 6 milhões de quilómetros por hora.

Para chegar a essa conclusão, os astrónomos observaram a radiação emitida por essa estrela a partir dos dados obtidos pelos telescópios Chandra, da Nasa, XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia, e o Parkes, que fica na Austrália. 

Devido ao uso de dados em infravermelho e óptico, as cores: vermelho, verde, azul, branco e roxo podem ser vistas na composição da imagem acima.

Os autores do estudo são: John Tomsick, Francesca Fornasini, Arash Bodaghee (Universidade da Califórnia), Jerome Rodriguez e Sylvain Chaty (Universidade de Paris), Fernando Camilo (Universidade da Colômbia), e Farhid Rahoui (Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian).

fonte: Info

Sem comentários:

Enviar um comentário