segunda-feira, 1 de julho de 2019

Nova teoria desafia mistério do 'nome do meio' de Jesus Cristo

Escultura de Jesus Cristo (imagem de arquivo)

Uma nova teoria que foi recentemente publicada na rede dá uma resposta sobre a origem da frase "Jesus H. Cristo" e o significado da letra "H" nessa versão do nome de Deus.

A teoria, que inicialmente foi publicada no portal Quora por Spencer Alexander McDaniel, diz que esse mal-entendido decorre essencialmente do uso de monogramas para escrever o nome de Jesus pelos cristãos sem escrevê-lo de forma completa.

Segundo o autor da teoria, o monograma em questão é "IHC" e é composto pelas três primeiras letras da inscrição em grego da palavra "Jesus".


Versão em estilo medieval do monograma "IHC" do nome de Jesus composto pelas três primeiras letras da inscrição grega da palavra "Jesus" (Iota-Eta-Sigma)

"Em algum momento, contudo, presumivelmente em algum momento do início do século XIX, americanos ignorantes que estavam acostumados ao alfabeto latino e que não sabiam nada do alfabeto grego confundiram as letras do monograma IHϹ com as letras latinas J, H e C", revela o autor.

E enquanto eles aparentemente decidiram que "J" e "C" significam "Jesus" e "Cristo", respectivamente, o significado da letra "H" parecia escapar a eles.

"Aparentemente, algumas pessoas simplesmente concluíram: 'Ei, eu acho que H deve ser a inicial de seu nome do meio!'", opina o autor da teoria.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário