sábado, 28 de janeiro de 2017

Cientistas encontram fóssil de lontra com mais de 6 milhões de anos






Cientistas encontraram fósseis de uma lontra gigante que viveu em rios e lagos da China há cerca de 6,2 milhões de anos.

A lontra da espécie Siamogale melilutra pesava 50 kg, duas vezes o tamanho dos animais atuais, e media cerca de 2 metros, de acordo com a pesquisa publicada no periódico "Journal of Systematic Palaeontology". Isso é aproximadamente o tamanho de um lobo.

Os fósseis, encontrados na província chinesa de Yunnan, incluem peças completas do crânio e da mandíbula inferior, vários dentes e ossos dos membros.

Comia moluscos de água doce

A Siamogale melilutra pertence a uma antiga linhagem de lontras extintas que os pesquisadores só conheciam a existência por meio de dentes recuperados na Tailândia. Com a descoberta de crânio, mandíbula e outros fragmentos de osso, os cientistas encontraram novas informações sobre a história evolutiva e taxonomia da espécie. 

De acordo com os cientistas, o animal tinha uma mandíbula forte, com dentes e bochechas grandes para comer grandes moluscos de água doce.

Os cientistas usaram um software especializado para reconstruir digitalmente o crânio a partir de mais de 200 fragmentos. A estimativa do peso do animal foi possível a partir da medida do comprimento da cabeça, aproximadamente 21 centímetros.

Pesquisadores acreditam que o animal vivia perto de lagos rasos ou pântanos, que têm clima quente e húmido. Diferentemente de grandes mamíferos da região, elas se espalharam. Os cientistas encontraram fósseis de uma espécie similar, de uma época próxima, em outro local a cerca de 1.400 quilómetros.

fonte: UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário