terça-feira, 10 de julho de 2018

Múmia bicéfala com cabeça de menina e crocodilo é exibida na Turquia


Por que colocaram a cabeça desse grande réptil num sarcófago da princesa herdeira do Egipto? A resposta está aqui!

No Palácio de Yildiz de Istambul (Turquia), uma antiga múmia egípcia com duas cabeças — uma de uma criança e outra de um crocodilo — é exibida pela primeira vez depois de ter sido escondida do público durante mais de um século, informa o jornal Hurriyet.

Segundo explicaram os especialistas turcos, a múmia é composta por restos de uma princesa do Antigo Egipto não identificada e o corpo e o crânio de um crocodilo do Nilo. A lenda que abrange esta história conta que a menina morreu atacada por um destes répteis. Por isso, os governantes daquela época decidiram juntar os corpos crendo que assim a jovem herdeira do faraó ressuscitaria transformando-se em crocodilo.

Ao contrário de outras seis múmias de grandes figuras históricas, que estão preservadas no Museu Arqueológico de Istambul, esta peça única é mantida no Palácio de Topkapi numa cidade turca por ordem do sultão otomano Abdul Hamid II, que reinou no fim do século XIX.



​Eis a múmia bicéfala exibida em Istambul que uma vez foi enviada para exílio pelo sultão otomano

Inicialmente, a múmia permaneceu no Palácio de Yildiz, depois de ter sido trazida do Egipto por outro sultão em meados do século XIX. O historiador turco Ibrahim Hakki Konyali escreveu na década de 1950 a anedota que causou a transferência da múmia deste palácio para outro.

Aparentemente, um dos servos do Palácio de Yildiz queria que o confeiteiro da corte lhe desse doces. Como o pedido foi recusado, ele então decidiu fazer uma brincadeira, colocando a cabeça do crocodilo sobre as pilhas de sacos de açúcar do armazém do palácio. À noite, o criado começou a reproduzir sons no depósito para chamar a atenção. Assustados, os moradores do palácio foram até o local de onde vinha o barulho, e descobriram horrorizados a cabeça do réptil e acreditaram que ela era a fonte dos barulhos.

Em seguida, o empregado apareceu e disse que retiraria a cabeça com a condição de que o confeiteiro aceitasse suas exigências.

Após esse facto, o sultão decidiu que a múmia fosse transferida a sua actual residência para aliviar as tensões.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário