quarta-feira, 9 de maio de 2018

Manuscritos medievais podem dar pistas sobre localização do misterioso Planeta X


Uma historiadora e um astrónomo cruzaram registos antigos de cometas com imagens contemporâneas "que foram ignorados durante muito tempo".

Pesquisadores da Universidade de Queen, Belfast (Reino Unido) garantem que registos astronómicos medievais podem fornecer pistas para a localização do misterioso Planeta X no Sistema Solar, que presumidamente poderia orbitar para além de Neptuno.

A hipótese surgiu depois que Marilina Cesario, historiadora medieval, e o astrónomo Pedro Lacerda participaram num projecto conjunto para revelar como as pessoas da Idade Média observavam cometas. Como parte do estudo, eles cruzaram antigos registos de cometas com imagens contemporâneas, algumas delas fornecidas pela NASA, reporta o portal Live Science.

"Temos uma ampla quantidade de registos históricos de cometas em inglês e irlandês antigos, latim e russo que foram ignorados por muito tempo", disse Cesario, que acrescenta que os documentos incluem datas e horas úteis para os astrónomos modernos.

Por sua vez, Lacerda sublinha que a informação recompilada poderia ser usada como uma ferramenta.

"Podemos considerar as órbitas de cometas conhecidos agora e usar um computador para calcular os períodos em que esses cometas teriam sido visíveis no céu durante a Idade Média", disse ele.

Os cientistas suspeitam da existência do Planeta 9, porque explicaria algumas da forças gravitacionais observadas no Cinturão de Kuiper, um disco de espalhamento, que fica além da órbita de Neptuno e que poderia ser a fonte dos cometas de período curto.

"Qualquer indicação de que se precisa o 'Planeta Nove' para se adequar aos alcances de cometas registados na Idade Média, será um resultado único e certamente terá um impacto significativo na nossa compreensão de Sistema Solar", concluiu o astrónomo.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário