domingo, 7 de abril de 2019

NASA capta dois eclipses solares em Marte. Veja-os aqui


Sonda Curiosity capta imagens de eclipse © NASA

Sonda Curiosity captou no mês de março imagens das duas luas do Planeta Vermelho, Phobos e Deimos, quando escondiam parte do Sol.

NASA alcançou mais um feito em Marte com a sua sonda Curiosity, que captou recentemente, ao percorrer o Planeta Vermelho, imagens de dois eclipses solares. As imagens foram reveladas nesta última quinta-feira.

A 17 de março foram captadas imagens de um eclipse do Sol provocado por Deimos. Dias depois, a 26 de março, foi a vez da lua de Phobos provocar o seu eclipse. Desde 2012, quando pousou naquele planeta, que a sonda Curiosity estava preparada para estudar este tipo de acontecimento. Na bagagem levava uma câmera Mastcam, com filtros especiais para tais pesquisas eclípticas.


O momento em que Phobos cruza frente ao Sol © NASA

Além de ser um verdadeiro espetáculo, os eclipses solares marcianos são considerados pelos cientistas como valiosos em termos de informação, pois eles podem ajudar a aperfeiçoar ainda mais os cálculos das órbitas destas duas luas. É que por serem pequenas, as suas trajetórias mudam frequentemente, não só por serem afetadas pela onda gravitacional de Marte, de Júpiter e até mesmo pela influência que uma provoca na outra. E, nos últimos 15 anos, este conhecimento tem sido aperfeiçoado.


O eclipse com Deimos © NASA

Tudo porque a partir do momento em que os primeiros robôs da NASA chegaram a Marte, em 2004, começaram logo a recolher informação e a documentar os cientistas sobre os eclipses solares, o que diminuiu em muito a incerteza em torno das órbitas das luas.


Imagens dos eclipses solares a partir de Marte © NASA

Foi assim que os cientistas descobriram que Deimos, a mais pequena lua de Marte, está 40 quilómetros mais longe do que se pensava.

O registo desses fenómenos não é assim tão raro, mas quanto mais informação for possível captar, mais se contribuirá para a investigação.

Desde que os primeiros robôs começaram a fornecer informação, já foram observados 40 eclipses marcianos de Phobos e oito de Deimos, segundo afirma a NASA.


Sem comentários:

Enviar um comentário