sexta-feira, 4 de abril de 2014

Paraquedista escapa por pouco a meteorito



Um paraquedista norueguês quase foi atingido por um meteorito durante um salto na Noruega, de acordo com o vídeo da câmara montada no seu capacete, divulgado numa reportagem da estação pública NRK publicada no YouTube.

As imagens mostram uma pedra a passar a grande velocidade junto a Anders Helstrup, pouco depois de este abrir o paraquedas.

"Pensámos em todos os cenários possíveis: poderia ser alguma coisa que tínhamos no saco do paraquedas? Ou um objeto que caiu de um avião? Ou pertenceria a outro paraquedista?", disse Helstrup à NRK. Mas, naquele momento, "não havia nada por cima ou por perto", acrescentou.

Com base nas imagens, o geólogo Hans Amundsen identificou o objeto como sendo um meteorito, oriundo dos anéis de Júpiter e filmado - pela primeira vez no mundo caso seja confirmado - durante o voo na fase pós-incandescente.

"Se tivesses saltado uma fração de segundo mais tarde, estavas morto", afirmou o geólogo ao paraquedista.

As imagens foram filmadas em junho de 2012 no sul da Noruega. Depois disso, a região foi esquadrinhada para encontrar o meteorito.

Mas nem todos os peritos estão convencidos. "Sou um pouco cético, mas não é totalmente ridículo", afirmou um astrónomo, Scott Manley, no Twitter. "Se fosse fã das teorias da conspiração, diria que é fácil incorporar a pedra no vídeo".

"Eu não posso dizer se é autêntico ou não. Mas parece improvável", afirmou um bloguer especialista em temas de astronomia, Phil Plait. Questionada pela AFP, a estação de televisão NRK confirmou a autenticidade do vídeo.