terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homem pré-histórico já vivia em "apartamentos"


Fotografia © Wikimedia

Os neandertais sabiam organizar o espaço no interior das suas habitações de forma bastante semelhante ao do homem moderno, conclui uma investigação a vestígios arqueológicos no noroeste de Itália, cujas conclusões foram agora publicadas no mais recente número do Canadian Journal of Archaelogy.

O neandertal, o antepassado mais próximo do homem moderno, organizava o interior das suas habitações de uma forma praticamente idêntica à seguida na atualidade.

Os nossos antepassados já possuíam sala de estar, quartos, cozinha, despensa e lugar próprio para arrumar ferramentas e armas, lê-se na edição online do diário ABC, que leu o resultado da investigação publicada sob o título A Spatial Analysis of the Late Mousterian Levels of Riparo Bombrini na revista Canadian Journal of Archaelogy.

Para os quatro autores do texto, "isto demonstra que os neandertais eram, de facto, capazes de organizar o seu espaço, com padrões específicos e previsíveis e que a duração e a natureza da sua ocupação do local deve contemplar aqueles aspetos". As suas habitações estavam concebidas de forma que algumas das áreas tinham luz natural direta.

A constatação vem comprovar a semelhança entre os neandertais e os humanos. O ADN dos neandertais e o dos humanos só difere em 0,3%, e foram encontrados vestígios da sua cultura datados com cerca de 40 mil anos.

A investigação, realizada no noroeste de Itália (na região de Balzi Rossi), revela que os neandertais deixavam os animais no exterior, "eram organizados e metódicos no que respeita ao espaço doméstico", disse ao ABC um dos cientistas. Também dividiam e organizavam o espaço exterior circunvizinhos para atividades específicas, realizadas de forma sistemática no mesmo local. Ou seja, um sítio destinava-se exclusivamente a arranjar peças de caça mortas, outro era utilizado como centro de curtumes, outra para armazenas ossos e assim sucessivamente.

Durante a investigação foi também constatado que os neandertais tinham uma relação próxima com o mar, recolhendo aqui bastantes alimentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário