terça-feira, 31 de dezembro de 2013

“Músculos” robóticos são mil vezes mais fortes que humanos



Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, foi bem sucedida em criar "músculos" robóticos com uma força até mil vezes superior à dos músculos humanos

Segundo as informações disponíveis, este material foi concebido para tirar partido das propriedades do dióxido de vanádio, um composto que a 67ºC passa de insolador a metal condutor – uma transição que os investigadores afirmam conter uma quantidade significativa de força.

Esta transição permite criar energia suficiente para poder movimentar objectos 50 vezes mais pesados que o próprio material robótico, e permite movimentá-lo em distâncias que podem ir até cinco vezes a altura do próprio objecto, num espaço de 60 milisegundos - mais depressa do que num piscar de olhos, literalmente.

Estes músculos conseguiram sobreviver com sucesso a contraçcões repetidas, mesmo quando a velocidade foi acelerada para valores superiores a 200 mil RPM (rotações por minuto). Segundo os investigadores, as potencialidades desta tecnologia poderá manifestar-se na próxima geração de dispositivos electrónicos eficientes, além de poder vir a permitir a criação de robôs mais poderosos.

fonte: i online

Sem comentários:

Enviar um comentário