sábado, 14 de dezembro de 2013

As árvores do vento da Nova Zelândia


As árvores de Slope Point crescem na direcção das rajadas que atingem o local 

Por Rita Casinhas

Slope Point é o ponto mais meridional da Ilha do Sul – uma das maiores da Nova Zelândia – localizado no Parque Nacional da região de Catlins, a uma distância quase idêntica do Equador (5.100 quilómetros) e do Pólo Sul (4.800 quilómetros), motivo por que é afectado pelos fluxos de ar do Oceano Árctico, que ali se encontram e provocam ventos fortes e efeitos irreversíveis. 

Um bom exemplo desses efeitos são as árvores da região, que se tornaram uma atracção para os visitantes e um tema recorrente na rede social de partilha de imagens 'Flickr'.


Com condições climatéricas tão duras, poucos são os neozelandeses que se atrevem a morar em Slope Point. 

Alguns dos poucos habitantes plantaram árvores no local, com o objectivo de proteger o gado das ventanias e rajadas.


O que os habitantes que as plantaram não esperavam era que as árvores crescessem moldadas pela direcção do vento e, ao contrário de todas as outras, adoptassem formas particularmente especiais, com troncos e galhos retorcidos, não tendo por isso a utilidade desejada.


O caminho de acesso pode ser realizado de carro: de Waikawa, uma pequena aldeia turística de pescadores, antigo porto para trocas de madeira, é possível continuar para sul, pela Haldane-Curio Bay Road. Por fim, chegado à povoação de Haldane, Sole Point Road encontra-se a cerca de 5km novamente a Sul. 

Após este caminho, os visitantes são obrigados a estacionar e a aventurar-se pelos escassos trilhos e atalhos, entre falésias que caem a pique até ao mar, com o propósito de presenciar e fotografar esta força da natureza. Têm de andar pelo menos 20 minutos a pé fora da estrada que mais se aproxima do local, interditado entre Setembro e Novembro, a altura de reprodução das ovelhas. 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário