terça-feira, 29 de junho de 2010

Afundamento "não põe em causa" investigação


O submarino ROV (remotly operated vehicle) da Marinha Portuguesa, baptizado com o nome de Luso, afundou-se ao largo da Selvagem Grande (Madeira) ao partir-se o cabo que o ligava ao navio Gago Coutinho. O Luso, uma mais-valia para a comunidade científica e para o País, está agora a 615 metros de profundidade.

A continuidade dos trabalhos que decorrem desde dia 8 "não está posta em causa", garantiu ao DN Nuno Lourenço, coordenador de investigação. "A expedição tinha três componentes. Uma em terra, outra baseada em mergulho. Essas continuam a decorrer normalmente. Só o subdital profundo, ou seja, só o mar profundo, fica prejudicado com esta situação do ROV", afirmou.

Neste momento, todos os esforços estão focalizados na recuperação deste equipamento. Para isso, os investigadores precisam da ajuda de um submarino norueguês também comandado à distância que proceda ao resgate mas também diagnostique a situação. Desconhece-se se há danos estruturais, pois não foi sujeito a queda livre, isto é, "à partida a integridade do ROV não está em causa. Só depois de resolver o problema é que a missão continua" para os Açores.

O trabalho previsto no navio Gago Coutinho são mergulhos ROV, recolha de amostras biológicas e imagens de vídeo com o objectivo de caracterizar a biodiversidade.

fonte: Público
1ª Tentativa falhada: Público 
Recuperado Rôbo Luso, fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário