segunda-feira, 13 de maio de 2019

Moeda descoberta sugere que portugueses chegaram à Austrália antes dos britânicos


Através de estudos de uma moeda de cobre encontrada numa praia da Austrália, cientistas concluíram que marinheiros portugueses podem ter chegado à Oceania 250 anos antes do capitão James Cook.

A teoria está sendo examinada por cientistas australianos à medida que tentam traçar as origens da moeda africana Kilwa (originária de onde hoje está a Tanzânia), que foi encontrada no litoral da Austrália no ano passado, informa The Guardian.

Mas a forma como a moeda, que remota há quase mil anos, foi parar nas ilhas Wessel, no litoral norte da Austrália, ainda não está clara. Uma explicação possível é que os portugueses, que tinham invadido Kilwa em 1505, deixaram a moeda para trás nas suas viagens pelo sudeste asiático.

Os marinheiros portugueses, que estavam em Timor-Leste por volta de 1515, poderiam potencialmente ter chegado ao continente australiano, sugerindo que eles provavelmente foram os primeiros europeus a pisar na Austrália.

A cronologia também sugere que os portugueses estavam lá cerca de 250 anos antes do capitão britânico James Cook fazer uma reivindicação britânica ao continente.

"Os portugueses estiveram em Timor entre 1514 e 1515 - pensar que eles não foram mais três dias para o leste com o vento das monções é absurdo […] Nós pesamos e medimos [a moeda], e é praticamente igualzinha a uma moeda de Kilwa. E se for, bem, isso poderia mudar tudo", disse o arqueólogo Mike Hermes.



A moeda que pode alterar a história da Austrália

Hermes afirma que as ilhas Wessel foi o único lugar onde a moeda foi encontrada fora de Kilwa e da península Arábica.

As especulações indicam que Portugal tenha sido a primeira potência europeia a chegar à Austrália, sugerindo que os comerciantes de Kilwa poderiam ter trazido as moedas da própria África, ou ter naufragado enquanto tentavam fazer isso.

Para desvendar o enigma, pesquisadores australianos estão examinando essa nova moeda e indicaram que uma rota marítima de Kilwa na África Oriental para Omã e depois para a Índia, Malásia e Indonésia foi bem estabelecida em 1500.

Em 1504, o navegador francês Binot Paulmier de Gonneville afirmou ter estado no "leste do Cabo da Boa Esperança", depois de ter saído de rota. No entanto, o lugar que ele chegou, que alguns acreditavam ser a Austrália, já provou ser o Brasil.

Os contactos iniciais europeus com a Austrália há muito que estão envoltos em mistério, sendo que o primeiro desembarque conhecido foi feito em 1606 pelo navegador holandês Willem Janszoon.

Já o capitão James Cook chegou à baía de Botânica de Sydney em 1770 e fez uma reivindicação britânica ao continente.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário