sábado, 12 de janeiro de 2019

O Pólo Norte está afastando-se do Canadá rapidamente e os cientistas estão perplexos


O Pólo Norte está movendo-se - rapidamente - e os cientistas não têm ideia do motivo pelo qual isso está acontecer.

Nas profundezas da superfície da Terra, o ferro líquido está circulando no seu núcleo, fazendo com que o Pólo Norte se afaste do Canadá e da Sibéria. 

Isso fez com que especialistas em geomagnetismo global passassem por uma actualização urgente do World Magnetic Model, onde determina exactamente onde está o Pólo Norte. 

A próxima actualização não estava programada para acontecer até 2020, mas devido à súbita mudança do Pólo Norte, os pesquisadores precisam de o fazer.

Precisão de onde o Pólo Norte está é necessário para GPS em todo o mundo, e actualmente está perto de exceder “o limite aceitável (seguro) para erros de navegação”, relata a revista Nature.

Arnaud Chulliat, um geomagnetista da Universidade do Colorado em Boulder e dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), disse: “O erro está aumentando todos os dias.

"O faxto de que o pólo está acelerando torna esta região mais propensa a grandes erros".

Os pesquisadores dizem que o pólo está movendo-se a 55 quilómetros por ano, e está se tornando mais imprevisível nos últimos 100 anos.

Embora não exista uma explicação sólida sobre o motivo pelo qual isso está acontecendo, os cientistas acreditam que isso pode ser devido a uma secção massiva de ferro líquido deslocando-se no interior do planeta.

Nature relata: "O movimento rápido do pólo norte magnético pode estar ligado a um jacto de alta velocidade de ferro líquido sob o Canadá".

Phil Livermore, da Universidade de Leeds, disse numa reunião da União Geofísica Americana: “A localização do pólo norte magnético parece ser governado por duas grandes áreas de campo magnético, uma debaixo do Canadá e outra debaixo da Sibéria.

"O patch da Sibéria está ganhando a competição."


Como o Pólo Norte está mudando (Imagem: World Data Center for Geomagnetism / Kyoto Univ.)

A mudança também pode ser devido a uma possível inversão de pólos iminente, onde o norte se torna sul e vice-versa.

Nos últimos anos, os cientistas estão preparando-se para uma potencial reviravolta no campo magnético - um fenómeno natural que ocorre a cada 200.000 a 300.000 anos, quando os pólos norte e sul mudam.

Os pólos tentaram trocar há 40.000 anos, mas o processo falhou.

Como resultado, a última vez que os pólos trocaram de lugar foi há 780.000 anos, o que significa que estamos há muito atrasados ​​numa reversão de pólos.

Cientistas alertaram que, uma vez que o processo tenha começado, pode levar mil anos para ser concluído.

Durante esse tempo, o campo magnético da Terra será comprometido deixando os seres vivos no planeta vulneráveis ​​a uma maior dose de radiação do sol.

fonte: Express

Sem comentários:

Enviar um comentário