quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Um meteorito caiu na Lua durante o eclipse e ficou tudo documentado em vídeo


Durante o eclipse da Super Lua na madrugada de segunda feira todos os olhos estavam colocados no satélite natural da Terra e isso permitiu gravar o primeiro impacto de um meteorito durante um fenómeno deste género.

O eclipse da Super Lua vermelha já era um fenómeno suficientemente interessante para quem se interessa por astronomia, mas desta vez os astrónomos tiveram um "bónus" e conseguiram filmar o impacto de um meteorito na Lua.

O meteorito atingiu o satélite natural da Terra quando a Lua ainda estava vermelha e a confirmação foi feita em Espanha, pelo astrónomo Jose M. Madiedo, da Universidade de Huelva. Há mais de 10 anos que este cientista tentava filmar um evento como este.

O momento é breve mas foi registado à 5:41:38 hora local de Espanha (4:41:38 de Portugal) através dos telescópios que operam no projeto MIDAS (Moon Impacts Detection and Analysis System), da Universidade de Huelva e da IAA-CSIC

Com o impacto a rocha desintegrou-se, produzindo a luz intensa que se pode ver na imagem.

O vídeo foi partilhado na conta do investigador mas um vídeo do laboratório de Griffith explica melhor o fenómeno.

O impacto de meteoritos na Lua é comum e todos os anos são registadas cerca de 140 novas crateras com mais de 10 metros de diâmetro que resultam destes choques.


fonte: TekSapo

Sem comentários:

Enviar um comentário