segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Escavações encontram escova de dentes de D. Pedro II


Fotografia © Direitos reservados

Um local arqueológico com mais de 200 mil peças dos séculos XVII, XVIII e XIX foi encontrado no Rio de Janeiro, durante as escavações para a construção de uma linha de metro, foi anunciado sexta-feira.

Entre as peças há uma escova de dente em marfim e osso com a inscrição em francês "S M L'Empereur Du Bresil" (Sua majestade, o imperador do Brasil). Responsáveis da empresa que está a proceder às escavações acreditam que o objeto pertenceu a Dom Pedro II.

O arqueólogo responsável pelo trabalho de pesquisa, Cláudio Prado de Mello, afirmou que esse pode ser o "mais importante sítio arqueológico" da cidade.

Os objetos foram encontrados no subterrâneo da antiga estação de comboios Leopoldina, que fica próxima ao antigo Palácio Imperial e servia como local de despejo de resíduos.

Também foram recuperadas canecas com o brasão da família real, frascos de perfume, jóias, moedas e peças de louça, vidro, porcelana e ouro. O trabalho no local foi iniciado em março, mas os primeiros resultados foram divulgados na sexta-feira.

Na área do local arqueológico funcionou um matadouro controlado pelo poder público entre 1853 e 1881.


Sem comentários:

Enviar um comentário