sábado, 10 de agosto de 2019

Explosão de meteorito em Júpiter


Astro fotógrafo amador conseguiu gravar o evento da explosão de um meteorito na superfície de Júpiter enquanto observava meteoros com seu telescópio.

Um astro fotógrafo amador dos EUA conseguiu gravar o brilho provocado pela colisão de um meteorito com a atmosfera de Júpiter.

A imagem foi registada na noite de 7 de agosto por Ethan Chappel, do estado do Texas. "Vê-se como o flash de um impacto terrível" do gigante gasoso, escreveu Ethan Chappel na sua página no Twitter.


Aqui está uma animação que demonstra melhor a rapidez com que ocorreu o clarão em Júpiter. Infelizmente, eu não consegui fazer este trabalho sem cortar 6 quadros em cada 7

No material se pode apreciar um breve brilho no extremo esquerdo de Júpiter, mesmo em baixo do equador. O impacto de um meteorito não é insólito no quinto planeta do Sistema Solar, e se considera que o gigante gasoso costuma absorver objectos como asteroides que passam próximo dele.

Two views of early on 7 August 2019 with the flash I recorded. Left shows the moment of impact at 4:07 UTC. Right is an RGB image.
Ver imagem no Twitter
394 pessoas estão falando sobre isso

Duas imagens de Júpiter do dia 7 de agosto de 2019 com o brilho que eu captei. A da esquerda mostra o momento do impacto, às 4h07 UTC. A da direita é uma imagem RGB.

Em declarações ao portal ScienceAlert, Ethan Chappel relatou que tinha captado esta imagem com seu telescópio quando buscava meteoros das Perseidas e que não se deu conta no momento que tinha gravado o clarão. O astro fotógrafo descobriu a cena mais tarde, graças a um software chamado DeTeCt, desenvolvido especialmente para detectar esse tipo de resplendores.

É possível que o impacto tenha deixado uma cicatriz na superfície de Júpiter que poderia ser estudada com outros instrumentos, por exemplo, com a sonda Juno da NASA. Embora o tamanho do objecto seja desconhecido, se estima que poderia ser relativamente grande para produzir um evento visível desde a Terra.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário