segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Barco de 8 mil anos é encontrado no fundo do Oceano Atlântico


Barco encontrado foi construído há 8 mil anos (Foto: Maritime Archaeological Trust)

Embarcação estava a 11 metros de profundidade próxima à ilha inglesa e pode ter afundado após o fim da Era do Gelo

A 11 metros de profundidade no norte do Oceano Atlântico, próximo à ilha inglesa de Wight, arqueólogos encontraram uma embarcação de 8 mil anos praticamente intacta. Quando o barco de madeira foi construído, a área ainda nem era coberta por água, mas abrigava vegetação.

“O local contém uma evidência rica de habilidades tecnológicas que não pensávamos terem sido desenvolvidas na época, como o avançado trabalho em madeira”, afirmou em comunicado Garry Momber, director do Maritime Archaeological Trust, fundo de caridade britânico que apoiou o estudo. O veículo marítimo foi estudado por meio da reconstituição em 3D na região onde ele foi descoberto.


Garry Momber realizando mergulho próximo à Ilha de Wight, na Costa Sul da Inglaterra (Foto: National Oceanography Centre)

Na época em que o barco foi construído, a região, que hoje faz parte do Reino Unido, ainda era ligada à Europa Continental por uma área que abrangia florestas e pântanos. Esse território, conhecido como Doggerland, é hoje submerso sob o sul do Mar do Norte.

Quando a população que viveu há milhares de anos construiu o barco de madeira, as temperaturas estavam aumentando e camadas de gelo que dominavam a paisagem já derretiam. Os níveis do mar estavam começando a subir e a água afundou Doggerland finalmente nos arredores do ano 6100 a.C.

No sítio submarino também foi descoberta a “Alântida Britânica”, um antigo assentamento que teria abrigado milhares de pessoas. Infelizmente, seus vestígios arqueológicos podem desaparecer em breve, pois o local tem sofrido devido à forte erosão, que tem desgastado o sítio em meio metro por ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário