sábado, 3 de agosto de 2019

Encontrado fémur gigante de dinossauro


Maxime Lasseron inspects the femur of a sauropod, 24 July, at the paleontological site of Angeac-Charente

Paleontólogos ficaram surpreendidos com o estado de preservação do osso.

Cientistas franceses descobriram um osso gigante de um dinossauro - o fémur - e num dos locais onde há mais de dez anos têm sido encontrados fósseis deste animal pré-histórico.

Com dois metros de comprimento, acredita-se que o fémur encontrado em Angeac tenha pertencido a um saurópode, um dinossauro herbívoro com pescoço e cauda longos. Os saurópodes são uns dos maiores animais terrestres que já existiram e viveram há mais de 140 milhões de anos. Pesariam entre 40 e 50 toneladas.

Os paleontólogos ficaram surpreendidos com o estado de preservação do osso, uma vez que ossos desta dimensão costumam colapsar com a passagem dos anos e fragmentar-se.

"Podemos ver as inserções de músculos, tendões e cicatrizes", disse Ronan Allain, do Museu Nacional de História de Paris, ao jornal Le Parisien, citado pela BBC.

Um osso semelhante - também de um saurópode - foi encontrado no mesmo local em 2010 e tinha 2,2 metros de comprimento além de pesar 500 quilos, de acordo com o jornal local La Charente Libre.

Mais de 7500 fósseis de pelo menos 40 espécies foram recuperados desde 2010 no mesmo local.


Sem comentários:

Enviar um comentário