sábado, 7 de setembro de 2013

Homens portugueses cresceram 8 cm em 70 anos


A média de alturas dos homens europeus subiu 11 centímetros entre 1870 e 1980, graças a melhorias nas condições de saúde no continente. No caso dos portugueses, dos quais só há dados a partir de 1911, a subida foi de cerca de 8 cm.

Os homens portugueses mediam em média 164 cm em 1911 e 172 em 1980. Dados anteriores são escassos, pelo que não são tidos em conta.

Os resultados foram publicados num estudo do jornal Oxford Economic Papers e, contrariamente ao esperado, os resultados mostram que a média de alturas continuo a acelerar no período entre as duas Guerras Mundiais e a Grande Depressão, quando a pobreza, o racionamento dos alimentos e as dificuldades dos conflitos poderiam ter limitado esse crescimento.

"Aumentos na estatura humana são um indicador chave das melhorias nas condições de saúda das populações", disse Timothy Hatton, professor na Universidade de Essex, no Reino Unido, que liderou o estudo.

O estudo mostra que a altura média dos homens europeus subiu de 167 cm para 178 cm em pouco mais de um século, o que sugere que um ambiente de melhor saúde e menos doenças é "o factor mais importante que origina um aumento na altura".

O estudo analisa dados de 15 países europeus sobre a altura média de um homem aos 21 anos. Os primeiros dados são da década de 70 do século XVIII. Só foram analisados dados dos homens porque informações históricas sobre as mulheres são mais difíceis de encontrar.


Sem comentários:

Enviar um comentário