sábado, 7 de setembro de 2013

É uma teia, um fungo ou um bicho? Ninguém sabe




O estudante Troy Alexander descobriu no Peru uma teia aparentemente desconhecida e publicou a fotografia no Twitter

Um estudante publicou no Twitter uma fotografia tirada no Peru que está a deixar a comunidade científica sem respostas.

Pode ser uma teia, uma espécie de casulo em construção, uma aranha ou até um fungo. Para já, estas são algumas das hipóteses avançadas por cientistas para explicar a... 'coisa' encontrada por Troy Alexander na Amazónia peruana.

O estudante do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, estava de visita ao Peru, no início de junho, quando descobriu várias estruturas circulares, com dois centímetros de diâmetro e semelhantes a uma teia, em árvores na reserva natural de Tambopata.

Desde então, publicou as fotografias da sua descoberta online, tanto no Twitter como no Reddit , em busca de respostas. Estranhamente, não conseguiu descobrir que organismo era aquele, aumentando as hipóteses de se tratar de uma nova espécie.

Igualmente intrigada, a revista "Wired" foi à procura de soluções, mas não encontrou nenhuma. "Não faço ideia do que fez isso, nem sequer do que é isso", disse William Eberhard, entomologista do Smithsonian, à publicação.

"Já vi a fotografia, mas não faço ideia que tipo de animal terá sido responsável por isso", admitiu Norm Platnick, especialista em aranhas, do Museu de História Natural dos EUA.

A entomologista Gwen Pearson apontou para a possibilidade de ser uma estrutura de tipo de traças (Bucculatricidae), mas sem certezas. "Estamos todos a adivinhar. Mas não temos nenhuma ideia. E essa é a minha opinião científica", gracejou. Para já, mantém-se o mistério.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário