terça-feira, 22 de outubro de 2019

Esta noite há chuva de estrelas provocada pelo Halley

Esta noite há chuva de estrelas provocada pelo Halley

Meteoros das Oriónidas, resultantes dos detritos do famoso cometa Halley, serão visíveis em Portugal esta noite às 20:00.

Os céus de Portugal estão a ser riscados por uma "chuva de estrelas" que, esta noite, terça-feira 22 de outubro, atingirá o seu pico máximo. Trata-se dos meteoros das Oriónidas, resultantes de detritos do cometa Halley, que periodicamente passam junto ao nosso planeta.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, às 20:00 desta terça-feira (hora de Lisboa) o número de meteoros a cruzar a atmosfera terrestre será de 20 por hora, no que é o momento alto do fenómeno que se regista desde o dia 2 de outubro e se prolongará até 7 de novembro.

Este aumento de intensidade facilitará a observação a olho nu das "estrelas cadentes", apesar de não ser expectável que estas atinjam um grande nível de luminosidade.

"As Oriónidas são chuvas de fraca intensidade", escreve o Observatório Astronómico que, para as observar, aconselha a "evitar noites nubladas e a poluição luminosa das grandes cidades, e procurar um horizonte desimpedido".


Sem comentários:

Enviar um comentário