sexta-feira, 17 de abril de 2020

Laboratório de Wuhan testou coronavírus em morcegos em projeto financiado pelos EUA


Uma investigação levada a cabo pelo jornal britânico Daily Mail revela este domingo que um laboratório de Wuhan, na China, onde se acredita que tenha iniciado a que se viria mais tarde a tornar na pandemia de coronavírus, tinha vindo a realizar testes em morcegos ao longo dos últimos anos.

Os documentos a que o Daily Mail teve acesso revelam que o instituto de virologia de Wuhan estava a realizar experiências com coronavírus em morcegos capturados a mais de 1600 quilómetros de distância de Yunnan, num projeto financiado pelos Estados Unidos em cerca de 3,7 milhões de dólares.

O mesmo jornal descobriu que os cientistas daquele laboratório realizaram testes num projeto financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, que continuam a licenciar o laboratório de Wuhan para receber dinheiro norte-americano em prol de novas investigações.

Os resultados dessa investigação foram publicados em novembro de 2017 e tinham como grande apontamento a "descoberta de um rico conjunto genético de coronavírus relacionado ao SARS".

Apesar das várias investigações reveladas nos últimos meses, não existe uma conclusão científica que explique a origem da covid-19. O Instituto de Virologia de Wuhan continua a ser um dos pontos chave das investigações e terá mesmo sido de um dos laboratórios que o vírus se terá espalhado até chegar às populações locais.


Sem comentários:

Enviar um comentário