segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Zoológico de Paris apresenta o “Blob”, a louca criatura de 720 sexos


Ele só tem uma célula, mas consegue aprender, e tem gametas insanos. Entenda o que é esse bicho que intriga a ciência

Com a gosmenta aparência de secreção nasal, carinhosamente chamado de Blob — em homenagem ao alienígena de um filme chamado The Blob, de 1958 — ou por seu nome científico, Physarum polycephalum — que significa “bolor de várias cabeças” —, foi exibido recentemente no zoológico de Paris, sendo um dos assuntos mais comentados na internet.

Apesar de seu nome científico fazer alusão a um bolor, e muitos o classificarem como um mofo, para outro cientistas ele não é exatamente um fungo. Não existe uma classificação para o Blob, mas é uma mistura de planta, animal e fungo. Não tem boca, mas pode comer, não tem cérebro, mas pode aprender, não tem pernas, mas pode se locomover. Se você cortá-lo ao meio, em poucos minutos ele se regenera; quando ameaçado pode hibernar, o que o torna quase imortal. Eles também podem se fundir; quando ocorre, o conhecimento adquirido pelas duas partes também se funde.

“Você pode, inclusive, colocá-lo no micro-ondas por alguns minutos — e com algumas gotas de água, voilà!, ele volta à vida, disposto a se alimentar e procriar”, disse Audrey Dussutour, um francês especialista no P. polycephalum à AFP.

Talvez a parte mais louca dessa criatura, no entanto, seja o número de sexos dele: 720 [não confundir com género]. Sabemos que ele possui 720 sexos porque ele possui o mesmo número de tipos de gametas. Um gameta é uma célula sexual, que com a fusão de dois (masculino e feminino), gera um zigoto e, posteriormente, um embrião; no caso da maioria dos seres vivos de reprodução sexuada, há dois tipos de gametas, um masculino e um feminino.

No vídeo abaixo você pode ver, em imagem acelerada, o Blob se locomovendo por um labirinto.



Sem comentários:

Enviar um comentário