terça-feira, 8 de novembro de 2011

NASA lança Orion em voo experimental no início de 2014


A nova cápsula da NASA vai substituir a Apollo. Cápsula substitui a famosa Apollo nas viagens de longa distância

A NASA anunciou hoje que pretende realizar no início de 2014 um voo de ensaio não pilotado da cápsula Orion, que substitui a famosa Apollo , destinada a missões tripuladas e longínquas, fora da órbita terrestre. “Este voo de ensaio fornecerá dados preciosos para missões tripuladas de exploração espacial”, explicou em comunicado David Weaver, porta-voz da agência espacial norte-americana.

O novo sistema de lançamento «Space Launch System» (SLS, sigla em inglês), destinado a lançar a Orion, levará os astronautas norte-americanos “mais longe no espaço do que alguma vez foram”, acrescentou Weaver.

A Orion, que será lançada do Cabo Canaveral na Florida (sudeste dos EUA), vai efectuar duas rotações orbitais e um regresso à atmosfera terrestre a grande velocidade.

A viagem terminará no oceano, travada por pára-quedas, tal como o sistema usado pelas cápsulas do programa Apolo de conquista da Lua entre 1969 e 1972.

“A reentrada na atmosfera fornecerá dados necessários para desenvolver uma nave espacial capaz de sobreviver a velocidades superiores a 32.000 quilómetros por hora e trazer em segurança os astronautas”, precisou William Gerstenmaier, responsável da NASA para a exploração espacial tripulada.A sociedade aeroespacial Lockheed Martin vai conceber e desenvolver a Orion.


Sem comentários:

Enviar um comentário