sábado, 15 de outubro de 2011

Astrónomos amadores descobrem asteróide próximo da Terra


Asteróide descoberto a 30 milhões de quilómetros do nosso planeta representa um risco de impacto. Observações foram feitas pelo telescópio TOTAS, em Tenerife.

Uma equipa de astrónomos amadores da Agência Espacial Europeia (ESA) decobriu um asteróide que se aproxima da Terra o suficiente para representar um risco de impacto. 

A descoberta do asteróide 2011 SF108 foi feita pela equipa de voluntários do telescópio Teide Observatory Tenerife Asteroid Survey (TOTAS), durante um período de observação patrocinado pela ESA no âmbito do programa Space Situational Awareness (SSA).

Este não é o primeiro asteróide encontrado através do SSA mas é o primeiro classificado como Near Earth Object (NEO) ou objeto próximo da Terra, isto é, objeto que passa suficientemente perto da Terra durante a sua órbita para representar um risco de impacto. 

Milhares de asteróides por descobrir

Durante as observações, o TOTAS pesquisa asteróides de uma forma automática durante várias horas, usando software desenvolvido por astrónomos amadores e pelo cientista computacional Matthias Busch, do Starkenburg Amateur Observatory, em Heppenheim, na Alemanha.

A órbita do asteróide aproxima-o a 30 milhões de quilómetros da Terra. É o 46.º asteróide descoberto por Reiner Kracht, um professor reformado que vive em Elmshorn, próximo de Hamburgo, na Alemanha. 

Até hoje, foram encontrados oito mil NEO mas suspeita-se que existam muitos milhares por descobrir, com dimensões que vão de alguns metros a centenas de metros. 

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário