segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mistérios da Atlântida russa: Restos de um antigo navio mercante foram encontrados no fundo do golfo de Taman no Mar Negro


Restos de um antigo navio mercante foram encontrados no fundo do golfo de Taman, situado nas proximidades de Sochi, uma cidade balneária na costa do Mar Negro.

Há aproximadamente à 13 séculos este navio tinha saído de Bizâncio e afundou junto do litoral de Fanagória, que era então o maior centro económico e cultural da região mediterrânea.

Os arqueólogos russos conseguiram esclarecer, de onde o navio tinha saído, aonde ia, que mercadorias levava e porque foi que afundou. 

O mais misterioso, todavia, é que em seus porões foi encontrada apenas uma única ânfora bizantina, enquanto que as mercadorias tinham desaparecido. 

Este navio desconhecido do século VIII representa, provavelmente, o maior e o mais valioso achado feito durante os doze anos de escavações em Fanagória – a maior colónia da Grécia antiga no litoral do mar Negro.

No século V a.C. esta cidade era centro do reino do Bósforo. Mais tarde ela fez parte durante vários séculos de Bizâncio, foi a primeira capital da Bulgária e, a seguir, uma das mais importantes cidades do canado de Khazar. 

Agora um terço da antiga cidade está coberta pelas águas do mar, o que lhe valeu o nome de "Atlântida russa". O chefe da Expedição Arqueológica de Fanagória Vladimir Kuznetsov revela que a busca mais ativa de monumentos históricos realiza-se precisamente no fundo do mar.

"Pesquisamos o fundo com ajuda da aparelhagem especial. Neste ano conseguimos descobrir vários objetos, incluindo um navio de 15 metros de comprimento que jaz no fundo do mar, debaixo de uma camada de areia de um metro e meio. Agora retiramos a areia do navio... Navios tão antigos são uma grande raridade."

Quando toda a areia que cobre o navio for removida, ele será submetido à conservação e levantado para a superfície. 

Os cientistas pretendem reconstruir o antigo navio e expô-lo no futuro museu de Fanagória. Semelhantes objetos já estão expostos no museu dos vikings, em Oslo. Mas aqueles três navios do século IX são todo um século mais novos do que o achado russo.

As pesquisas de Fanagória foram iniciadas ainda no século XVIII, quando estes territórios foram incorporados no Império Russo, mas a sua fase ativa começou há relativamente pouco. 

Os arqueólogos e historiadores ainda têm pela frente centenas de novas descobertas no golfo de Taman, pois Fanagória foi durante mil e quinhentos anos uma ponte entre o Leste e Oeste da antiguidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário