Ao longo do fim-de-semana, dezenas de telescópios e binóculos vão estar disponíveis para sondar o céu (Rui Gaudêncio (arquivo))
Centenas de astrónomos amadores e profissionais e interessados pelas ciências dos astros são esperados, neste fim-de-semana, na XIX edição da Astrofesta Nacional, evento que vai decorrer no Centro de Ciência Viva de Constância.
Organizada com o Museu Nacional de História Natural e a Ciência Viva -- Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Astrofesta tem por objectivo sensibilizar o público para a ciência, através da astronomia.
Observações, sessões de planetário, cursos, exposições e palestras, que cobrem temas desde a história da astronomia, à investigação espacial e à astrofísica, são iniciativas que integram o programa, assim como a possibilidade de observação de fenómenos associados aos meteoros que ocorrem permanentemente na atmosfera terrestre.
A comemoração, este ano, do 50.º aniversário do ESO - Observatório Europeu do Sul justifica a presença de investigadores daquela instituição e ainda uma mostra de imagens obtidas pelos diversos equipamentos da organização científica, de que Portugal faz parte.
Ao longo do fim-de-semana, dezenas de telescópios e binóculos vão estar disponíveis para sondar o céu a partir do Centro de Ciência Viva.
A cerimónia de abertura da 19.ª Astrofesta Nacional tem início às 15h00, no Centro de Ciência Viva de Constância, e é presidida pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário