terça-feira, 21 de agosto de 2012

DDO 190: Uma nova e isolada galáxia


Foi recentemente detectada pelo telescópio Hubble da Nasa uma nova galáxia isolada. Chama-se DDO 190 (Observatório David Dunlap) e situa-se a cerca de 9 milhões de anos-luz do nosso Sistema Solar.

A DDO 190 faz parte do grupo de galáxias Messier 94, localizado não muito longe do Grupo Local, dominado pela Via Láctea e por Andrómeda, também composto por várias outras galáxias-satélite.

Classificada como uma galáxia-anã irregular, por ser relativamente pequena e sem estrutura bem definida, tem como vizinha mais próxima a anã DDO 187, que se encontra a 3 milhões de anos-luz de distância.

Muitas das galáxias companheiras da Via Láctea localizam-se a uma distância equivalente a um quinto dessa, e mesmo a grande galáxia espiral de Andrómeda está mais perto de nós do que a vizinha mais próxima da DDO 190.

Na sua periferia, a galáxia apresenta estrelas mais velhas e avermelhadas, já o seu interior contém astros mais jovens e de cores azuladas.

Tem ainda alguns bolsões de gás ionizado que aquecem as estrelas (a mais brilhante pode ser vista na zona inferior da imagem). Ao fundo aparecem diversas galáxias distantes, de formas espirais, elípticas e outras menos definidas.

Sidney van der Bergh foi o primeiro astrónomo a registrar a DDO 190, em 1959.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário